Onze Horas - Como plantar

Plantio em vasos/preparo :
Muitas vezes compramos plantas já em vasos, mas mesmo assim é necessário, com o tempo replantá-las ou mesmo renovar a terra para que possamos ter plantas saudáveis. Aos poucos, pode-se aprender quais são as condições ideiais para cada planta, pois aqui como tudo na vida, é errando que se aprende e a experiência ajuda muito e traz confiança para tentar coisas novas, sem medo.

As plantas são seres vivos e daí precisam de cuidado e disponibilidade para isso.

Como comprar:
Ao comprar plantas ou mudinhas, se forem muitas, prefira fazer isso no CEASA ou em distribuidores, pois como o movimento é grande, elas são sempre ou quase sempre novas, e vale a pena pois é delicioso, o duro é não poder trazer tudo. E aproveite para conversar com os produtores ou distPribuidores sobre as características de cada planta, seu cultivo, garanto que vai aprender muito.
Fique atenta a qualidade do que vai comprar, observando o aspecto geral da planta, a cor das folhas, ausência de pragas, terra firme. Descarte as com folhas e/ou flores amassadas, amareladas ou com manchas. Se tiver flores, prefira as com botões semi-abertos.

Plantio/ montagem de vaso
Para o plantio das mudinhas é necessário preparar o vasos adequadamente.

1) cobrir o fundo do vaso com pedrinhas, cacos de telha, argila expandida, o que preferir ou o que tiver à mão;

2) prepare uma mistura de areia, terra vegetal e terra comum. Em algumas plantas a proporção é 1:1:1, mas mude de acordo com cada planta. Use areia de construção (lavada de rio), e nunca use areia de praia, pois é salina e não serve. Faça esta mistura , com as mãos enluvadas, encima de um plástico, e costumo adicionar a ela, um pouco de humus de minhoca (adubo orgânico);

3) após isso feito, coloque esta mistura dentro do vaso, deixando espaço para colocar a muda. Tire o plástico, e coloque o torrão com cuidado , não o desfaça e complete o restante do espaço com terra, até cobri-la. Afofe a terra com as mãos, de modo que a muda fique firme. Para finalizar pode colocar pedrinhas, mas isto é opcional.

Não pense que o trabalho acabou, pelo contrário, agora sim é que vai começar, tais como:

Local: arrume um lugar adequado para sua planta. Assim que planto as mudas, deixo-as em um lugar livre de correntes de ar e sol forte, uns dias, de modo que ela se adapte a todas as mudanças que sofreu, e só depois a coloco no lugar definitivo;

Regas: cada planta tem sua necessidade de àgua, algumas mais, outras menos. Observe, se começar a apodrecer o caule e folhas,significa excesso de àgua, e isto facilita a presença de fungos.Quando esá caidinha, falta de àgua. Use a àgua em temperatura ambiente.Quando estiver muito frio, coloque num regador e aguarde um tempinho, antes de molhar os vasos. Então, vá com calma, e aprenda aos pouquinhos e tudo vai dar certo.

-Limpeza : retire folhas velhas e amareladas e flores que estão murchas, pois isto além de cuidar da saúde das plantas vai melhorar o seu aspecto. Plantas com folhas grandes, como antúrios, passe um pano umedecido para retirar o pó.

-Adubação: deve ocorrer no inicio da primavera e durante o verão, a cada 15/20 dias, em média. Prefiro usar adubos orgânicos como farelo de mamona, farinha de ossos casca de ovos, tenho uma receitinha legal que uso.

Não faça uso de adubos no outono e inverno, pois é um período em que as plantas repousam, eu apenas revolvo a terra para melhorar sua oxigenação. Pode usar também adubo como o NPK, pergunte qual formulação, pois tem várias -10:10:10; 5-20-20;4:14:8, para usar a mais adequada as suas plantas. Use sempre conforme as instruções da embalagem e regue logo após para não queimar as plantas, e não aplique próximo da raiz.

Como plantar onze-horas(Portulaca)

Onze horas é fácil de plantar, de cuidar e de multiplicar, e além de tudo é linda e enche os olhos com suas cores vibrantes.

Para iniciar você pode comprar uma mudinha e plantá-la em vaso ou no chão, e fica ótima como bordadura, mas lembre-se, ela adora sol e solo bem estercado e permeável, porque se você observar ela é uma planta suculenta(caule gordinho) e o excesso de àgua, pode apodrecê-lo, porisso a necessidade de um solo poroso ( com mais areia). Pode ser plantada em vasos pendurados, ficam lindas!

Seu nome já diz, elas abrem-se por volta das onze-horas e vai se fechando à tarde, e isso se repete todos os dias, mesmo nos dias nublados, mas muito abafados. Com as plantas, a gente aprende que a natureza é um relógio precioso e encantador.

Como fazer mudinhas de onze -horas

galhinho vai fornecer muitas mudinhas e vou explicar como. Primeiro destaque um galho, como este abaixo, atentando para que tenha brotinhos;
Depois, delicadamente, parta-o com as mãos, é fácil, pois ele é durinho. Cada pedacinho é uma mudinha, para você ter noção de como ela repete "o milagre do pão";

Com cuidado, enfie cada pedacinho na terra, molhada, pois fica mais fácil de colocá-la, pronto, acabou! Facílimo, não? Agora, e só acompanhar o seu crescimento e se deslumbrar com suas cores.


Sugestões de onde plantar (estas são aqui de casa)

em vasinhos pendentes;


ao redor de um antúrio;



em um vaso colocado, bucolicamente, num toco do que já foi uma árvore, frondosa e linda e que morreu, em homenagem a ela.....flores;

ao lado dela, já plantamos outra, que vai demorar para crescer, mas estamos testemunhando o seu crescimento a cada galhinho novo;
esta é uma jardineira, que muitas vezes cumpre o papel de sementeira;

E quando elas dão flores, ficam assim.....
Ia, me esquecendo, tem onze-horas simples, como abaixo, esta amarelinha e dobrada, mas polpuda, como a de cimasimples
dobrada


Vale a pena, vocês não acham? Espero que tenham se animado a plantar muitas, muitas onze -horas.

Fonte: Mania de criar

Nenhum comentário:

Postar um comentário